A Expo3DBr é um encontro de produtores de filamentos, fabricantes de impressoras 3D, entusiastas, curiosos e profissionais da área de manufatura aditiva (termo técnico para a conhecida impressão 3D).

Observando os expositores e suas aplicações me pareceu que estamos chegando a um ponto de mais maturidade neste universo. Foi possível observar que as pessoas envolvidas nesta área estão conseguindo ser criativos e apresentar novidades para o uso desta tecnologia. Isto demonstra uma clara evolução nas aplicações dos usuários deste método produtivo, cientes das possibilidades e limitações das impressões 3D FDM (usando filamentos plásticos).

Na Expo3DBr, havia uma pequena amostra disto, mostrando desde os tradicionais brinquedos e maquites, até jóias, peças funcionais, “tecidos” personalizados aplicados a vestidos de noivas e decoração.

O conhecimento das limitações dos processos faz com que eles possam ser melhorados, fazendo com que a aplicação da impressão 3D amadora e popularização destes equipamentos se torne possível e acessível a mais pessoas.

A redução do abismo existente entre a impressão 3D “amadora” e “profissional” parece finalmente estar em curso, mas isto é um assunto para um novo post.

Share This